ACTUALITÉ
Remonter ] agenda : à la une ] [ la dernière actu ] l'actu par date ]
Peticao 28-01

POR UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE EUROPÉIA,
ELEITA COM VOTO UNIVERSAL NO MESMO DIA NOS 27 PAÍSES DA UNIÃO EUROPÉIA.


Espanol

Français

English


Portugues


Deutsch


Italiano


Nederlands




assine a Petiçäo

Veja a lista de assinantes



Petiçao

O projeto de tratado constitucional europeu (PTCE) está no momento em ponto morto. Entretanto, no silêncio dos ministérios, várias soluções são consideradas.

- Uma Conferência Inter-governamental (CIG) decide permanecer na situação atual. A União Européia continua então a viver com os tratados em vigor que têm o papel de constituição, pouco democrático.

- Uma CIG retoma o PTCE e, com algumas modificações marginais para levar em consideração algumas objeções, o submete de novo à ratificação daqui a algum tempo. A parte III do Projeto, não necessária, poderia ser abandonada.

- O projeto é retomado pela mesma Convenção ou por outra Convenção composta de Parlamentares europeus e nacionais.

Esses métodos são muito pouco democráticos e a proposta de Tratado que deles sairá tampouco o será, não mais que o anterior.

Para obter um processo democrático de elaboração da Constituição, os abaixo-assinados exigem:

- a eleição com voto universal de uma Assembléia européia constituinte. Cada um poderá então apresentar em praça pública européia propostas que serão discutidas.

- A Constituinte deverá redigir uma Constituição da União Européia que organize os respectivos poderes das instituições nacionais e européias e para estas últimas os respectivos papéis do legislativo, do executivo e do judiciário. E nada a mais,

- Esta Constituição deverá ser ratificada através de um referendo no mesmo dia em todos os países da União Européia. Uma Constituição deve ser um ato forte que engaje primeiramente, e sobretudo, mais os povos do que os governos.

Chegou o momento de apelar aos povos para que possam dizer qual tipo de instituições querem para a União Européia. Uma campanha para a eleição com voto universal, proporcional e no mesmo dia nos 27 Estados da União, de uma Assembléia européia constituinte será o primeiro passo para a construção de uma União Européia democrática. Esta colocará e a Europa e a democracia no centro do espaço público europeu e conduzirá o conjunto dos povos da UE a um debate que não poderá então ser reservado somente a alguns povos o a alguns dirigentes.

Quem pode se dizer democrata e recusar a eleição de uma Constituinte? Quem pode se dizer pró-europeu e recusar uma Constituição democrática?

POR UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE EUROPÉIA, ELEITA COM VOTO UNIVERSAL NO MESMO DIA NOS 27 PAÍSES DA UNIÃO EUROPÉIA.


Les Alternatifs (traduit du français par RQ & RN)

haut